O Iluminado – Stephen King

iluminadoTítulo: O Iluminado
Autor: Stephen King
Tradução: Betty Ramos de Albuquerque
Editora: Objetiva
Páginas: 313
ISBN: 85-7302-203-5

O Iluminado é um livro clássico de terror, de autoria do famoso escritor americano Stephen King. Este romance também foi adaptado para o cinema em 1980, onde o filme dirigido por Stanley Kubrick fez muito sucesso. 

O Iluminado causa bastante aflição no leitor, devido a algumas situações pavorosas que a narrativa nos traz; porém, é extremamente cativante. Li o livro em pouquíssimo tempo, louco para saber o desfecho da história.
Talvez o leitor se lembre, caso seja fã do seriado “Friends”, que o personagem Joey adora este livro, mas tem tanto medo dele, que o mantém no congelador de seu apartamento.
Não é para tanto.
Ainda assim, só por precaução, eu não me atrevi a dormir com este livro no quarto. Sempre antes de ir pra cama, num evidente ato de coragem, eu o guardava na sala, bem longe de mim!
Enfim…

Danny, personagem principal, é um garotinho de cinco anos que tem um dom incomum: ele é capaz de ver coisas que os outros não veem; ele é “iluminado”. Seu pai, Jack Torrance, é agressivo e tem problemas com o alcoolismo; e sua mãe, Wendy Torrance, vive desconfiada do marido, com medo que ele volte a bater em seu filho (Danny).

Com a promessa de uma mudança de vida para melhor, Jack consegue um emprego num hotel decadente chamado Overlook, localizado longe da cidade. Ele fica encarregado de tomar conta do hotel que fica fechado durante o inverno severo que castiga a região.

Então, os Torrance se mudam para o Overlook, onde passam todo o inverno trancados, já que a neve os afasta do mundo exterior. Seria uma oportunidade de ouro para Jack se acalmar um pouco, deixar a bebedeira, finalizar seu livro e finalmente mudar de vida.
Porém, não sabia na fria que estava se metendo…

Pouco a pouco, o Overlook revela alguns segredos de seu passado obscuro e sombrio aos personagens; e Danny, em razão de seu dom especial, acaba sofrendo bastante com flashs aterrorizantes do passado do hotel.

No decorrer da história, o Overlook acaba assombrando a todos, despertando a loucura em Jack Torrance, e o medo frequente em Wendy e Danny. O final é típico de um belo conto de terror: trágico, trágico!

shinyEnfim, a leitura vale muito à pena! O livro é excelente!
O problema é que eu nunca mais vou me sentir totalmente seguro em um hotel na minha vida. E possivelmente nem você…

——

P.S.: Para aqueles que gostam de curiosidades inúteis, aí vai uma informação divertida: no seriado de comédia “Todo mundo odeia o Chris”, escrito pelo famoso comediante americano Chris Rock, o pai do personagem principal é conhecido por aceitar qualquer trabalho que lhe oferecem, e por contar cada centavo que entra e que sai de seu bolso.

Pois então; neste seriado o pai de Chris, Julius, possui um macacão que é seu uniforme de trabalho, com um bordado escrito “Overlook Hotel”. A referência passa geralmente despercebida. Mas aí vai a foto para quem gosta deste tipo de curiosidade:

jullius

E tem mais!

No filme Toy Story há uma cena em que uma boneca grita a palavra “redrum” algumas vezes. A referência também se reporta a uma passagem do livro de Stephen King.
Não quero ser estraga prazeres do leitor. Por isso, não contarei o que “redrum” significa. Terão que ler o livro para compreender!

Taí a cena:

2 Comentários

Deixe um Comentário