A Gerra dos Tronos – George R. R. Martin

capa-guerradotronosTítulo: A Guerra dos Tronos – As Crônicas de Gelo e Fogo – vol.1
Autor: George R. R. Martin
Tradução: Jorge Candeias
Editora: Leya
Páginas: 1033
ISBN:978-85-8044-626-5 (pocket)

Sinopse
Em A Guerra dos Tronos, o primeiro livro da aclamada série As crônicas de Gelo e Fogo, George R. R. Martin – considerado o Tolkien americano – cria uma verdadeira obra de arte, trazendo o melhor que o gênero pode oferecer.

Uma história de lordes e damas, soldados e mercenários, assassinos e bastardos que se juntam em um tempo de presságios malignos. Cada um esforçando-se para ganhar este conflito mortal: a guerra dos tronos. Mistério, intriga, romance e aventura encherão as páginas deste livro, agora também um blockbuster da HBO!

[informação retirada daqui <– ]

— — —

Resenha
Ok, então, não resisti ao apelo e comecei a ler as Crônicas de Gelo e Fogo. Posso dizer com segurança que vou demorar para acabar, já que são 5 livros com mais de 1000 páginas (pelo menos na versão pocket que eu comprei) e eu infelizmente não posso me dar ao luxo de ficar lendo o dia inteiro (embora eu quisesse).
Então. Game of Thrones ou Guerra dos Tronos, em português. Hmm.

Eu já sabia da existência desses livros há um certo tempo, mas sempre pensava (julgando o livro pela capa, haha) que se tratava de mais uma sequência de baixa qualidade, alardeada para extorquir as pessoas que gostam de ler.
Daí teve todo aquele bafafá quando a HBO anunciou que ia produzir uma série baseada/inspirada nos livros. Novamente, eu pensei cá com meus botões “que coisa mais sensacionalista, deve ser bem meia boca mesmo”.

Só que aconteceu uma daquelas coisas que às vezes acontecem…

Bateu a curiosidade. “Vou assistir alguns episódios dessa série, para ver se vale a pena…” eu disse a mim mesma. “São cinco livros afinal! Se você vai começar a ler, é melhor se certificar que seu tempo não será desperdiçado”. Ok. Lá vamos nós.

O começo foi…interessante. Eu tive o privilégio de assistir o seriado da HBO na companhia da minha irmã. Nós não fazemos muitas coisas juntas, mas quando fazemos é bem divertido. Rimos muito nos primeiros cinco episódios (embora não seja uma série de comédia). Depois, começou a ficar um tanto mais sério, mas não demos muita bola (só porque somos muito fingidas).

Então, assim, meio sem perceber, eu vi as três temporadas. E, agora, embarquei nos livros. (Acho que eu sou uma pessoa ‘do contra’. Sempre vejo os filmes antes de ler os livros, ou quase sempre…).

Mas agora, ao que interessa.
O livro é muito bom. É daqueles que você vai lendo noite adentro, convencendo-se de que vai ler “só mais um capítulozinho” antes de dormir.
Trata-se de um romance de ficção com elementos medievais, já que envolve castelos, famílias nobres, vassalagem, reinos, cavalaria, e algumas outras coisas mais sobrenaturais. Também é possível reconhecer alguns elementos da antiguidade e do oriente, como “cidades livres” (sem rei) e povos nômades.

game_of_thrones_stark_by_rgiskardreventlov-d3j9uq5

A história é contada através da perspectiva de diversos personagens, todos com sua parcela de contribuição para a evolução dos eventos. A leitura não é cansativa – como era de se esperar – porque a cada capítulo um novo personagem assume o centro da narrativa, e o leitor passa a acompanhá-lo por algumas páginas.

Aliás, gostei bastante da forma como os capítulos foram pensados.
Há uma certa homogeneidade na quantidade de páginas em cada capítulo, de modo que não existem capítulos super curtos nem excessivamente longos. Muitos pontos positivos aí.

game_of_thrones_wallpaper

No mais, a história é realmente intrincada, sem ser maçante, cheia de tramas subjacentes que nos cativam.
Apesar de ser uma obra de ficção, o mundo imaginado por Martin é bem convincente. O autor conseguiu criar várias culturas diferentes, conspirações cheias de reviravoltas e ótimos personagens (tudo isso sem cair no clichê!).
Terminei o livro sentindo aquele gostinho de “quero mais”…

Tenho ainda 7 livros para ler até o final de agosto, mas confesso que atropelei tudo e já comecei a ler “A Fúria dos Reis”, segundo livro da série.
Mesmo porque, ao final do primeiro volume sinto que nem cheguei perto de descobrir o que está realmente acontecendo. Talvez esse seja um ponto negativo para pessoas mais ansiosas…Encarar a realidade de que será uma leitura muito longa.
Então, se você não gosta de ficção e não gosta de séries, fique longe desses livros! Agora, se é justamente o contrário, eu recomento. A leitura será proveitosa.

game_of_thrones-hd

One Comment

Deixe um Comentário

