O Mundo de Sofia – Jostein Gaarder

O-Mundo-de-Sofia-Jostein-Gaarder-em-Epub-mobi-e-PDF
Título: O Mundo de Sofia
Autor: Jostein Gaarder
Tradução: João Azenha Jr.
Editora: Cia. das Letras
ISBN:85-7164-475-6

Philosophy-dictionary-definitionO Mundo de Sofia é um livro diferente; sua proposta é oferecer um “curso de filosofia” ou uma breve introdução à história da filosofia para o leitor que junto com Sofia Amundsen, uma jovem norueguesa de 14 anos de idade, irá refletir sobre as ideias de alguns dos mais influentes pensadores da humanidade.

Por conta desse diferencial não sei se uma resenha seria a melhor forma de abordar essa obra. Talvez seja melhor falar apenas sobre as minhas primeiras impressões ao longo da leitura.

Bem, no início o livro me pareceu chato e longo porque, afinal, é realmente uma espécie de curso de filosofia, ainda que disfarçado pela narrativa que tem como foco central na pacata vida de Sofia Amundsen.

Tudo muda quando Sofia começa a receber umas cartas misteriosas, com pergundas muito estranhas (do tipo “Quem é você?”, “Da onde viemos?” e “Foi Deus quem nos criou?”).

philosophyLogo Sofia descobre que estas perguntas estão ligadas a um curso de filosofia por correio, que seu correspondente vem preparando especialmente para ela.

Mas porque ele estaria fazendo isso? Há! Esse é o grande mistério que só vamos descobrir na parte final do livro!

Porque antes o leitor vai filosofar junto com Sofia, querendo responder as perguntas fundamentais formuladas por seu “professor” para entender como a humanidade vem percebendo o mundo ao longo da história.

Quer dizer, vamos viajar no tempo para entender o que o homem inventava para explicar o mundo (ex.: Por que chove?). Desde as explicações ligadas aos deuses e sua ira até as descobertas científicas.

atmosferaÉ realmente muito estranho se dar conta de que antes de Darwin a possibilidade de evolução e adaptação dos seres vivos era absolutamente inconcebível (e duramente combatida, já que colocaria em cheque toda uma estrutura de pensamento).

Nós, seres pensantes do mundo contemporâneo, em regra, já crescemos “sabendo” que a evolução das espécies é uma coisa “óbvia” e natural e por isso não damos a ela o devido valor.

Além disso, dá para aprender sobre Marx de forma imparcial, ou seja, você consegue entender mais ou menos onde ele queria chegar com a luta do proletariado – e até mesmo concordar com ele – sem aderir ao comunismo.

Outro ponto interessante é notar que existiram filosofas mulheres embora poucos tenham reconhecido suas contribuições.

Aliás, o valor dado à mulher como um ser pensante variou bastante de pensador para pensador (embora no final tenha prevalecido a “ideia” de inferioridade em relação aos homens).

Sartre e Simone de Beauvoir  - grandes filósofos

Sartre e Simone de Beauvoir – grandes filósofos

Então, como é inerente a quase tudo que envolve filosofia, a história do livro se transforma numa viagem muito louca que é simultaneamente possível e impossível de se conceber. Algo do tipo Matrix, hehe.

philosophy-escher-1 tumblr_m9mo6g8tgN1rt0pczo1_1280

No final, se você tiver alguma paciência e perseverança vai descobrir que ler O Mundo de Sofia vale muito a pena.

Gostei especialmente do final da história na qual os personagens centrais refletem sobre o universo, o tempo e as estrelas. É muito bonito e filosófico, haha.

night-sky-over-church-800

Recomendo a leitura, com a ressalva de que este livro é bem mais profundo do que aparenta ser o que acaba por exigir um pouco de boa vontade do leitor.

Anúncios

Deixe um Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s