Morte Súbita – J. K. Rowling

morte-subita-jkrowling-capaTítulo: Morte Súbita
Autora: J. K. Rowling
Tradução e Edição: Izabel Aleixo e Maria Helena Rouanet
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 501
ISBN: 978.85.209.3253-7

Fui motivado a ler este livro por uma razão muito simples: J. K. Rowling. Ora, a autora de Harry Potter dispensa quaisquer comentários; porém, devido à sua grandeza, me sinto obrigado a dizer algumas palavras.

J. K., você é uma gênia. Se existe alguém a quem posso creditar o meu despertar para o mundo dos livros, sem dúvida é a Senhora. E tenho certeza que não fui o único. A própria blogueira Maria afirmou em sua biografia aqui no blog que “Apaixonou-se pela leitura através de Harry Potter”. Ou seja, sua contribuição foi enorme para uma geração de crianças, adolescentes, jovens e até adultos.

Não é atoa que a senhora (sim, estou me dirigindo diretamente a ela, caro leitor; tenho certeza que ela irá ler esta mensagem, e se inspirar em mim!) chegou a receber, no ano de 2001, a Ordem do Império Britânico (OBE) do Príncipe de Gales, pelos serviços prestados à literatura infantil, dentre tantos outros prêmios e honrarias.

morte súbita 2

Então, J. K., tenho somente que agradecer à Vossa Senhoria, pois sem a sua influência literária, jamais existiria este maravilhoso blog.

Dito isso, passo ao resumo da história do livro

Tudo começa com a morte súbita de um dos ocupantes do cargo do Conselho Municipal de Pagford, Sr. Barry Fairbrother. Este sujeito, que pouco aparece como personagem vivo, será o peão de uma grande trama.

Todos o conheciam nas redondezas de Pagford, e muitos o amavam; aparentemente, era um cidadão exemplar, vindo de uma família humilde do bairro Fields, onde moram famílias mais pobres, traficantes e viciados.

Após sua morte, uma cadeira no Conselho Municipal precisa ser ocupada, e três personagens disputam a vaga. Aliás, esta passagem dá nome ao livro, cujo título original em inglês é “The Casual Vacancy” (a vacância ocasional, em tradução livre). O título traduzido faz referência apenas à morte súbita do Sr. Fairbrohter.

Enfim, desenrola-se a história em torno das relações sociais dos habitantes de Pagfor, Yarvil e Fields, que, pouco a pouco, nos revelam os pensamentos e as vontades ocultas que vêm à tona somente no clímax do livro.

pagford

Em um brevíssimo resumo, é isso. Passamos à resenha.

Morte Súbita é um livro diferente. Tem elementos de uma verdadeira novela (diga-se de passagem, parece que vai haver uma série de TV baseada no livro…). Isto é, trata-se da vida de diversos personagens que mantêm conflitos sociais frequentes, com drama e mais drama, cujas histórias se cruzam no meio do caminho, vez ou outra.

São muitos personagens mesmo! No começo é até difícil identificar quem é quem; você só se acostuma com todos eles e se lembra de cada um lá pela metade do livro.

relações sociais

Mas penso que, por detrás do enredo, o pano de fundo desta história mirabolante é justamente passar ao leitor a verdadeira face do convívio social, das relações cotidianas. As incongruências, hipocrisias, as mentiras, os interesses maliciosos por trás do que se mostra, e toda a podridão das relações humanas.

Muito interessante, aliás, esta construção. Mais uma vez, mérito para J. K.

Outro ponto que chama a atenção do leitor é a franqueza (na falta de um adjetivo melhor) da autora. Este livro contém passagens “obscenas”, descritas com detalhes, e alguns palavrões. Surpreende o leitor que está acostumado com uma autora que escrevia histórias infantojuvenis. Gente, falo sério, no começo eu ficava impressionado com as cenas “sexuais”, coisa que não esperava. Mas, logo depois, você se acostuma e acaba sendo normal para a desenvoltura do enredo.

Enfim, sem prolongar muito o assunto, o livro é muito bom; mas não chega a ser fantástico. A leitura possui a mesma dinâmica dos livros da série Harry Potter, apesar de não ser tão brilhante. Ou seja, faz o leitor perder o sono, e querer continuar lendo e lendo sem parar. Isto é algo que J. K. faz como ninguém, aliás.

Recomendo a leitura. É quase mágica…

Morte-súbita

Anúncios

Deixe um Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s