O Poderoso Chefão – Mário Puzzo

capa - thegodfatherLivro: O Poderoso Chefão
Autor: Mário Puzzo
Tradução: Carlos Nayfeld
Editora: BestBolso
Páginas: 655
ISBN: 9788577990191

O Poderoso Chefão é um ótimo livro. Claramente um clássico da literatura contemporânea.

Acho que nada do que eu diga aqui conseguirá demonstrar o quanto o livro é bom.

Sério.

Em O Poderoso Chefão (The Godfather, em inglês) o submundo da Máfia nos é apresentado em toda a sua glória. Da sutileza de Don Corleone nas negociações à sangrenta guerra entre as famílias mafiosas pelo poder, a história é cativante e os personagens são mais cativantes ainda.

A trama basicamente gira em torno de Michael Corleone, o mais novo dos quatro filhos de Don Vito Corleone, que, a princípio não quer fazer parte dos negócios da família, mas logo se vê envolvido quando uma negociação mal sucedida – envolvendo o início do tráfico de drogas – culmina na tentativa de assassinato de seu pai.

        michaelcorleone

Existem também subtramas cheias de detalhes, envolvendo os personagens secundários, mas não se engane tudo gira ao redor da disputa pelo poder e cada detalhe conta para o desfecho da história.

Além disso, o Poderoso Chefão tem a incrível habilidade de desencadear sentimentos conflitantes no leitor.

Beije-Meu-Anel-O-Poderoso-Chefao_1680x1050

Quero dizer, logo no início sabemos que os mafiosos são bandidos, criminosos organizados que não pagam seus impostos, vendem produtos ilegais ou de forma ilegal (e até matam pessoas!) e com esse dinheiro sujo “compram” juízes, políticos e mesmo celebridades, controlando os bastidores do poder.

Só que eles não dizem que o que fazem é “comprar” as pessoas, na verdade utilizam o eufemismo “apadrinhar” as pessoas, daí o nome original da obra (The Godfather – O Padrinho).

the-godfather-mobile-wallpaperApesar disso, quando conhecemos Don Corleone logo percebemos que ele é aquilo que poderíamos chamar de “homem justo”.  De poucas palavras, mas sempre respeitoso, ele ouve o pleito de seus apadrinhados e promete resolver seus problemas, (ou fazer-lhes um favor) sempre em troca de um sinal de gratidão, é claro. Não é dinheiro que ele espera, na maioria das vezes basta o sentimento de que o apadrinhado está em dívida com o Don e a noção de que o Don poderá cobrar essa dívida a qualquer momento e exigir um favor em troca.

Então, Don Corleone é um cara gente boa. haha. E não tem como não gostar dele e ter medo dele ao mesmo tempo.

A partir daí cria-se uma rede de dívidas e favores que mantém a família Corleone no poder de seu território (cada grande família gerencia uma área dos Estados Unidos).

Quando esse equilíbrio é quebrado, as coisas ficam violentas e somente um chefe de família forte pode remediar a situação e restaurar a ordem antes que todos sejam aniquilados e uma outra família tome o poder.

É um pouco antes dessa loucura toda que o leitor entra no submundo da máfia para acompanhar a família Corleone e seus agregados.

Como dá para perceber a história é muito bem elaborada: uma trama simples e ao mesmo tempo complexa, exatamente como deveria ser.

Leitura recomendaíssima.

thegodfather

P.S.:

Preciso acrescentar que antes de lê-lo eu já havia assistido aos filmes nele inspirados. Então posso dizer que o livro traz o pano de fundo que impulsiona os personagens e que dificilmente poderia aparecer no filme (às vezes uma imagem vale mais do que mil palavras, outras vezes as palavras são insubstituíveis).

Os personagens são encantadores, mesmo que terríveis e cruéis.

É um mundo muito machista, as mulheres não fazem perguntas sobre o trabalho de seus maridos e irmãos e fazem vista grossa para todo o resto. Isso ocorre provavelmente por causa de sua origem (Itália, um país de cultura católica e sociedade patriarcal).

A história é fictícia, embora Al Capone faça uma breve aparição (este sim um mafioso de verdade, que faz parte da história dos EUA).

Anúncios

Deixe um Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s