O Chamado do Cuco – Robert Galbraith

CucoTítulo: O Chamado do Cuco
Autor: Robert Galbraith
Tradução: Ryta Vinagre
Editora: Rocco
Páginas: 448
ISBN: 978-85-325-2874-2 (capa dura)

Bem, essa foi mais uma leitura em tempo recorde. Bastou um final de semana para completar a trajetória da investigação levada a cabo com Cormoran Strike.

Sob seu pseudônimo – Robert Galbraith -, J. K. Rowling (que dispensa apresentações) nos presenteia com um agradável mistério.

Quem já leu qualquer coisa dessa magnífica autora logo irá identificar o seu característico senso de humor (sempre observador e um tanto irônico).

Admiro o estilo dela que, em “O Chamado do Cuco”, continua impecável (envolvente e fácil e ler).

Isso não quer dizer que este livro se pareça com qualquer outra coisa que J. K. já tenha escrito.

A história é um thriller excelente. A trama gira em torno da morte da supermodelo Lula Landry. Todos acreditam tratar-se de um suicídio relacionado ao excesso de fama e abuso de drogas. Todos, exceto seu irmão, John Bristow, que insiste em dizer que a garota foi assassinada por um suspeito flagrado em câmeras de segurança nas proximidades do local do crime.

Desacreditado por seus amigos e familiares, Bristow decide procurar pelo Detetive Cormoran Strike (o nosso anti-herói), que, mesmo não acreditando nas suspeitas de John, decide aceitar o caso.

Estou aqui omitindo muitos detalhes importantes para o desfecho da história, é claro, mas como em todo bom conto de mistério policial, os elementos estão todos lá, na sua cara.

Mas nem adianta se estressar tentando desvendá-lo. Vale mais a pena acompanhar o detetive Strike ao longo das reviravoltas da história – é claro que é impossível apenas ler e não desenvolver suas próprias teorias.

Todos são suspeitos e a cada nova etapa da investigação você vai tentando traçar os contornos do quê realmente aconteceu com Lula (que, aliás, é chamada de Cuco por alguns amigos).

misterio-super-450-200

Além desse terrível mistério, a autora nos traz fragmentos da vida conturbada de Strike, que vez ou outra rouba a cena.

E como esquecer da jovem Robin, uma garota muito inteligente e observadora que assume, meio que por acidente, o cargo de secretária do Detetive Strike (alimentando uma antiga fantasia de participar desse submundo da investigação), contribuindo muito para o avanço do caso, apesar das objeções de seu noivo.

Temos na narrativa basicamente três níveis emocionais. O primeiro, e principal, diz respeito à investigação da trágica morte da Cuco em si, o segundo trata da vida pessoal conturbada de Strike e o terceiro seria a relação que se forma entre Robin e Cormoran.

Complexidade, humor e mistério foram reunidos com grande habilidade neste romance policial, primeiro de uma série que promete.

Recomendo a leitura!

P.S.: se quiser saber um pouco mais sobre essa leitura, recomendo esta resenha aqui, do blog O Capítulo do Livro.

Anúncios

2 Comments

    1. Oi Marta!
      Que legal! Ficamos muito felizes em saber que você gostou do blog.
      Fique sempre a vontade para dar uma conferida nas postagens e, é claro, sugerir alguma leitura que você queira ver resenhada por aqui.

      Att.,
      Maria Emília
      (Equipe Senta Pra Ler!)

      Responder

Deixe um Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s