Senta para ler, rir e refletir

No dia 27 de junho de 2013, o Senta Pra Ler foi criado, mas foi apenas no dia 29 que o blog entrou em funcionamento para valer com sua primeira postagem.

Como a maioria dos posts que você encontra por aqui, e, fiel ao objetivo do blog, a primeira publicação tratou sucintamente de resenhar a obra de Alexandre Dumas, “Os Três Mosqueteiros”.

Sem grandes expectativas, João e Maria [ou seja, nós, os blogueiros], deram continuidade ao projeto, buscando a atingir uma meta de leitura, e, assim, aliar o prazer de ler um bom livro com o comprometimento de publicar suas opiniões em intervalos de tempo aceitáveis.

É claro que nem sempre as coisas saíram como o planejado: alguns livros foram abandonados ao longo do ano e outros os substituíram, mesmo que não fizessem parte da lista de leitura.

O fato é que dedicar tempo a esse hobby – tanto a leitura quanto às publicações no blog – tem sido ao mesmo tempo um grande desafio e uma grande alegria.

Aprendemos um pouco sobre as dificuldades de manter um blog.

Ao longo do ano experimentamos a pressão de [tentar] manter a regularidade das publicações, mesmo diante de leituras mais desafiadoras (seja porque são longas, seja porque são chatas mesmo).

Discutimos a possibilidade de postar as notícias literárias que achamos mais interessantes ou relevantes, mas percebemos que isso implicaria em investir um tempo que nós infelizmente não temos à disposição.

Enfim, muitos projetos ficaram pelo caminho e tantos outros ainda se encontram em fase de gestação.

E, para comemorar um ano (inteirinho!) de vida on-line o Senta Pra Ler vai ficar de cara nova: estamos mudando o “Theme” ou a aparência do nosso bebê. E gostaríamos de saber a sua opinião.

Deixe um comentário no final da postagem!

UmAnoDeBlogv2small

 Além disso, decidimos também divulgar alguns dados que podem ser interessantes (ou não):

I. Quais países visitaram o Senta Pra Ler em um ano?

O Senta Pra Ler já foi visualizado de 25 países. São eles, em ordem decrescente de visualizações: Brasil, EUA, Portugal, França, Hong Kong, Hungria, Rússia, México, Paquistão, Egito, Reino Unido, Polônia, Bélgica, Islândia, Moçambique, Japão, Uruguai, Angola, Lituânia, Itália, Turquia, Áustria, Argentina, Alemanha, Austrália.

II. Quantos livros de autores brasileiros foram resenhados em um ano?

No total, três livros de autores brasileiros marcaram presença aqui no blog: “Tristan, Cavaleiro de Arthur”, de Loreana Valentini [lido pela Maria]; “Não se Desespere: provocações filosóficas”, de Mario Sergio Cortella; e “Justiça”, de Luiz Eduardo Soares [os dois últimos lidos pelo João].

Afora os brasileiros também figuram aqui no blog livros de autores provenientes dos Estados Unidos (11 livros), Inglaterra (8 livros), França (3 livros), Índia* (2 livros), Austrália, Escócia, Espanha, México, Noruega e Rússia (1 livro cada).

* George Orwell é nascido na Índia, mas considerado por muitos um escritor britânico por ter vivido sua vida quase toda lá.

Nota pessoal: ler mais livros de autores brasileiros… hehe

III. Quantos livros do mesmo autor foram resenhados?

O autor mais presente no blog é Stephen King, com 3 livros resenhados: Carrie, a Estranha, O Iluminado e À Espera de um Milagre.

Em segundo lugar, com 2 livros resenhados, aparecem:

George Orwell (A Revolução dos Bichos e 1984); J. K. Rowling (Morte Súbita e O Chamado do Cuco – que é escrito no seu pseudônimo Robert Galbraith);  Ray Bradbury (Licor de Dente de Leão e Fahrenheit 451); e Jane Austen (Abadia de Northanger e Persuasão – sendo que ambos estão em uma única resenha).

 IV. Top 5 de postagens mais visualizadas

Até o fechamento deste post de aniversário temos:

1º) Não se desespere: provocações filosóficas – Mario Sergio Cortella

2º) A Loja dos Suicidas – Jean Teulé

3º) Lolita – Vladimir Nabokov

4º) A Revolução dos Bichos – George Orwell

5º) O Poderoso Chefão – Mário Puzzo

V. Qual livro mais gostou de ler e qual mais gostou de resenhar neste um ano?

mariajpg[Maria]: O livro que eu mais gostei de ler para o blog nesse um ano de existência foi também o que mais me surpreendeu: A Culpa é das Estrelas, de John Green. Eu realmente não dava nada pelo livro e acabei curtindo muito essa leitura. Quer dizer, me empolguei como fazia tempo eu não me empolgava lendo um livro.

Agora, quando o assunto é qual livro foi mais legal de resenhar, a coisa se complica. Posso apontar pelo menos quatro: O Jardim Secreto, Fahrenheit 451, A Loja dos Suicidas e Carrie, a Estranha. Mas, já que é necessário escolher, eu diria que Carrie, a Estranha foi o livro que eu mais gostei de resenhar, principalmente porque foi muito fácil comunicar as impressões que eu tive ao lê-lo.

joaojpg[João]: O livro que mais gostei de ler, pela qualidade do conteúdo, foi “1984” de George Orwell. Ainda li uns livros bem diferentes, como “Guia Rápido para um cão feliz”, “Não se Desespere: provocações Filosóficas” e “Rafa” (biografia do tenista Rafael Nadal), que foram leituras extremamente prazerosas.

O livro mais fácil de resenhar foi “Morte Súbita” de J. K. Rowling. Eu não sei o motivo, pois nem de longe foi o meu preferido. Mas tem algo sobre esta autora que faz tanto a leitura quanto a resenha de seus livros fluírem com uma naturalidade impressionante. Acho que fiz a resenha em uns 10 ou 15 minutos.

VI. Qual o livro mais difícil de resenhar e qual o mais chato de ler?

mariajpg[Maria]: Não sei se o mais difícil, mas definitivamente o mais chato de resenhar foi O Grande Gatsby. Aqueles que gostam de F. Scott Fitzgerald que me perdoem, mas o livro é muito chato e deprimente (no mal sentido, se é que existe um bom sentido). Resumia-se a demonstrar a futilidade da vida dos riquinhos esnobes e não agregou nenhum valor à minha estante (ha!). Basicamente era um livro que eu queria logo terminar de ler e nunca mais tocar, por isso foi um dos mais difíceis de resenhar.

Já o livro que eu achei mais chato de ler, você não encontrará resenhado aqui no blog. Isso é porque eu desisti antes de terminá-lo. Isso mesmo, eu abandoei o chatonildo Sob o Sol da Toscana, de Frances Mayes. Sinto muito, foi mais forte do que eu.

joaojpg[João]: Acho que o “1984”, de George Orwell, pela complexidade da leitura. Traduzir o brilhantismo desta obra não foi tarefa tão fácil. Limitei-me a passar ao leitor do blog as impressões que mais saltavam aos olhos, pois a leitura é muito densa. Mas, como já se viu acima, também foi o livro que mais gostei de todos que li e resenhei para o blog. Foi um excelente desafio.

Agora, meu amigo, “Viagem ao Centro da Terra” foi difícil de ler… Que livrinho chato. Quem leu esta resenha talvez tenha até ficado um pouco chateado com a forma como tratei este exemplar clássico da literatura mundial. Mas o livro é um pé no saco sem precedentes. Só perde no quesito mais insuportável para “Memórias de um Sargento de Milícias” de Manuel Antônio de Almeida, este sim, um campeão entre livros que fazem a hora passar devagar…

Nota Final:

Para encerrar este post de aniversário em grande estilo, reservamos uma curiosidade especial.

Não, não é champanhe.

Como você deve saber a internet está repleta de blogs com a mesma temática do nosso querido Senta Pra Ler. Por isso mesmo, não foi nada fácil escolher o nome do nosso blog literário.

Uma vez que muitos dos melhores títulos já haviam sido tomados, inclusive por pessoas inescrupulosas que criaram blogs para logo em seguida abandoná-los sem nenhuma postagem sequer (!!!), foi só depois de muita discussão e de propostas até inusitadas – tais como Pombo Leitor, Urubook e Berinjela Japonesa – que tomamos a inevitável decisão.

Porém, é sempre bom lembrar que apesar do nome do blog (Senta Pra Ler), os blogueiros preferem ler deitados,  o que fazem com frequência. Só que, “Deita pra Ler” não seria lá um nome muito legal…

2 Comments

  1. Olá, sou do blog cantinhodaesther.wordpress e cheguei ao blog de vcs por causa de um feedback sobre uma curtida em um dos meus posts. Gosto muito da temática de leitura e, como foi dito, há muitos blogs nesse sentido, mas achei bem interessante o modo de escrever que vocês tem. Olhei rapidamente as postagens antigas e percebi que vocês também não se prendem a um único tipo de leitura, mas também resenham livros de temáticas diferentes (e não apenas as “modinhas”, digamos assim).

    Sobre as dificuldades que vocês enumeraram, eu sofro com muitas delas e a principal é quanto a regularidade das publicações. Já estou há muito tempo sem publicar no meu próprio por causa disso, por não conseguir conciliar as minhas atividades on e offline. Uma dica para isso é procurar pessoas que possam assumir determinadas responsabilidades junto com vocês dois. Por exemplo, alguém que fique encarregado apenas das notícias e que se comprometa a postar uma ou duas vezes na semana. Eu estava procurando alguém para ajudar com o meu próprio blog, mas não pude encontrar ninguém (embora, no meu caso, a minha dificuldade seja encontrar um tema para me concentrar).

    Mas muita boa sorte com o blog e, ah, se puderem, sincronizem com o blogovin que facilita para os leitores acompanharem as postagens.

    Abraços,

    Responder

    1. Oi Esther!
      Ficamos muito felizes com o seu comentário! Altamente instrutivo, e melhor ainda nos deixa saber que você ainda está ativa, mesmo que já não tenha publicado em seu blog há algum tempo.

      Seu blog é muito legal, por sinal! Tem um conteúdo variado e de ótima qualidade! Por isso, considere-se seguida! =)

      Se possível, seria legal que você colocasse na página “Sobre” algumas informações a seu respeito e do seu blog (mesmo que já o tenha feito na barra lateral), pois isso permite que pessoas como eu possam comentar nele sem que haja relação com algum post específico.

      Quanto a procurar outras pessoas para ajudar com as publicações, também já tentamos encontrar, mas sem grande sucesso (é mais difícil do que parece, hehe).

      O jeito é ir sem pressa mesmo, sem nunca esquecer que manter um blog não deve se tornar apenas mais uma obrigação nessa vida já tão atarefada.
      Quando você já não se diverte mais deixa de valer à pena.

      Em todo caso, esperamos que você consiga encontrar mais tempo para seu cantinho online.

      Abraços.

      Responder

Deixe um Comentário

