Boneco de Neve – Jo Nesbø

boneco capaTítulo: Boneco de Neve
Autor: Jo Nesbø
Tradução: Grete Skevik
Editora: Record
Páginas: 418
ISBN: 978.85.01-09480-3

A primeira coisa que eu gostaria de expressar, é a minha felicidade em achar a letra “o” cortada, do nome original em norueguês, Jo Nesbø!! Muito bøm!

O.K.

Ganhei este livro de presente de natal do meu irmão no ano passado. Ele me disse que a história tinha feito muito sucesso e estava saindo aos montes nas livrarias. O título chamou atenção: a capa é bem interessante: um boneco de neve meio desmembrado.

Resolvi incluir na lista de leitura. E, depois de um começo meio arrastado e um final bem eletrizante, finalmente acabei a leitura. Ato contínuo, passo à resenha…

O livro Boneco de Neve é um romance pertencente a uma série de histórias publicadas por Nesbø nas quais o protagonista é o detetive Harry Hole.

A história beeeeeeeeeem clichê mesmo! Mais batida impossível: policial de meia idade em crise pessoal, envolvido em uma relação amorosa meio inacabada, alcoólatra, com sérias tendências suicidas e dotado de uma reputação social nada boa; mas que, na hora da ação, se mostra uma mistura de Sherlock Holmes norueguês com John McClane (protagonista dos ótimos filmes da série “Duro de Matar”).

Harry Hole é o anti-herói clássico de romances e filmes policiais. E agora ele tem um novo desafio para sua carreira: pela primeira vez na história, a Noruega corre sério perigo com um cruel assassino em série solto pelas ruas. Oh my! E cabe a ele restabelecer a paz no país nórdico.

Aliás, o que chama a atenção logo de cara, é que o Boneco de Neve é um serial killer norueguês! Isto é, aparentemente, existem assassinos por lá, mesmo que a média de homicídios por ano na Noruega seja das menores do mundo.

Mas, voltando ao que interessa, o bandido do livro é virado no capeta em função de uma tragédia ocorrida em sua infância que só iremos descobrir nas páginas finais do livro, como não poderia deixar de ser. Faz parte do clichê…

E, como sempre, ele mata mulheres. Cara, por qual motivo os assassinos em série nunca matam homens???!!!

A marca do safado é um boneco de neve deixado na residência das vítimas. Com um detalhe específico: a cabeça e o sorriso virados para a casa, e não para a rua, como seria o normal (segundo um dos personagens do livro).

boneco 6

Durante todo o livro, o detetive Harry Hole irá caçar o bandido. E, no meio disso tudo, você é levado pra lá e pra cá o tempo todo. Uma hora você tem certeza de algo; vira a página e descobre outra coisa, passando para uma nova certeza. Cheio de reviravoltas. Esse é o grande mérito do autor.

O enredo é cativante, apesar de que eu consegui matar a charada. Mas mesmo sendo previsível, o leitor se envolve facilmente com a trama. O jogo é bem formulado por Nesbø.

Um ponto fraco do livro é que, em meio à busca policial, muitos elementos desnecessários à história são apresentados ao leitor. Taí uma coisa que não acontece nos livros de J. K. Rowling. Nada nos romances dela é por acaso…

Ah, e o final do livro me pareceu aberto!

——-

Mas é isso. Um romance policial é (quase) sempre interessante. Não importa que o esqueleto da história seja sempre igual; mudando-se a roupagem, o jeito como é contada, ela ganha vida nova, e atrai diversos interessados por aí afora.

O livro está tão longe de ser ruim quanto de ser ótimo.

Recomendo o livro, com a ressalva de que me parece um romance de passatempo, e não algo para inspirar e enriquecer o arcabouço cultural – que expressão chique! – do leitor.

E, por fim, lembro que li em algum lugar que “Boneco de Neve” está sendo gravado para estrelar nos cinemas. Não sei quando… Mas basta esperar!

——–

De qualquer forma, ainda que eu more numa cidade litorânea (Florianópolis/SC) em um país tropical, todas as vezes em que me deparar com um boneco de neve, não mais o olharei com os mesmos olhos… maldito Jo Nesbø!

bonecos do mal

Anúncios

Deixe um Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s