Doutor Sono – Stephen King

Doutor-Sono

Título: Doutor Sono
Autor: Stephen King
Tradução: Roberto Grey
Editora: Editora Objetiva
Páginas: 443
ISBN: 978-85-8105-250-2

Há algum tempo atrás, soube que estava para ser lançada uma continuação da história de “O Iluminado”, de Stephen King. Na época, publiquei aqui no blog a notícia com vídeo do escritor dando algumas pistas de como seria o livro. No fim, ficamos aguardando ansiosamente a sua chegada ao Brasil. E amigos, esse dia chegou! Então, sem mais, vamos pra resenha!!danny

Quem não se lembra do pequeno Danny Torrance, o iluminado?

O personagem marcou época tanto na literatura quanto no cinema e segundo o próprio autor, ele mesmo sempre se perguntou (e foi perguntado por fans) como seria a vida adulta de Danny. O que teria acontecido com o pobre garotinho iluminado após os fatídicos episódios no Hotel Overlook?

Daí nasceu a idéia de fazer uma sequência do livro.

dr-sleep-banner

“Uma sequência? Vou dar o fora daqui!!

Nesta edição, Danny, agora simplesmente Dan, já passa dos trinta anos, mas continua assombrado por fantasmas do passado. O assombrado e frustrado Dan repete os mesmos erros do pai e acaba se entregando ao alcoolismo e à violência.

Dan vira um verdadeiro nômade e passa a vagar pelos EUA; ele só começa a melhorar quando acha uma cidadezinha tranquila e simpática. Lá faz alguns amigos, começa a trabalhar e freqüentar o AA (alcoólicos anônimos).

Dan trabalha num asilo ajudando os velhinhos a fazerem a passagem de forma tranquila, os botando para dormir pra sempre (será que isso configura homicídio!?). Daí o título do livro.

A essa altura, apesar do emprego pouco usual, Dan começa a pensar que sua vida pode ficar mais tranquila… mas não, claro que não!!!

acb8bf5e42859b93abc0f362a81ce301

Rose a Cartola

Após ter algumas visões, Dan conhece uma garotinha (Abra Stone) que possui os mesmos poderes especiais que ele; a diferença é que a menina é muito mais poderosa e numa de suas aventuras psíquicas, ela acabou presenciando um crime brutal praticado por uma gangue de velhinhos (isso mesmo!), liderada por “Rose, a cartola”.

Então, Abra começa a ser perseguida e pede ajuda ao seu agora amigo Daniel Torrance, que vai passar por muita coisa até conseguir um final feliz… será?!.

Bom, a grande parte do livro desenrola a história de Dan, de Abra e do Verdadeiro Nó, que é a sociedade dos velhinhos homicidas que se alimentam da essência da vida de crianças que possuem o poder da iluminação. Essa essência é chamada de “vapor”.

Depois de explicadas as histórias dos personagens, começa a incrível batalha entre os iluminados e os velhinhos sugadores de alma (ou vapor, se preferir).

E essa guerra é muito louca, porque não tem ninguém normal envolvido! Gente morta, gente com poderes psíquicos, gente com centenas de anos, transformações, troca de corpos e muita loucura que só cabe na cabeça do Stephen King mesmo… o cara é demais!

Enfim, a história só termina com o fim da batalha iluminada.

Galera, valeu a pena esperar; o livro supera expectativas. O autor tem uma narrativa muito fluida e sempre parece te deixar instigado a continuar lendo até terminar a história.

Eu diria que é uma leitura iluminada! (hã hã, sacou o trocadilho?)sacouSó achei que a tradução ficou bem estranha. Fala sério, Doutor Sono?! Verdadeiro Nó?! Vapor?! Mas que @#¨#%¬ é essa? A tradução é literal, mas a sonoridade em português ficou muito tosca…

Sobre o autor, talvez alguém tenha percebido que não é a primeira vez que Stephen King dá as caras aqui no blog. Além de Doutor Sono, fizemos “O Iluminado”, “Carrie, a Estranha” e “À Espera de um Milagre”, todos com feedback muito positivo.

Stephen, você de fato é o rei!

E agora, resta aguardar o filme…

Anúncios

Deixe um Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s